Automação de Processos Financeiros

A automação de processos, em especial processos financeiros, tem se tornado cada vez mais relevante para empresas no Brasil e no mundo. Com a ajuda de novas tecnologias, empresas podem reduzir custos, aumentar eficiência, diminuir erros e agilizar processos financeiros. Neste artigo, vamos explorar algumas das principais automações de processos financeiros adotadas pelas empresas, tanto no Brasil quanto no mundo.

Automação de cobranças e recebimentos

Um dos processos financeiros que mais demanda tempo e recursos nas empresas é o processamento de faturas, cobranças e recebimentos. A automação destes processos pode ajudar a economizar tempo, aumentar a produtividade do time, melhorar o prazo de recebimentos e diminuir a inadimplência das empresas. A emissão de faturas eletrônicas é uma das formas mais comuns de automação nesse processo. A fatura eletrônica é enviada em formato digital e é processada automaticamente pelos sistemas da empresa, que eliminam a necessidade de entrada de dados manual e realizam baixas e conciliações de recebimentos automáticos.

Outro exemplo de grande importância é a automação e personalização de sua régua de cobrança, tanto preventiva quanto ativa e enviada por diversos canais, como múltiplos e-mails, SMS e whatsapp para o seu cliente. Uma das formas de se obter esses ganhos e produtividade é adotar sistemas de gestão de cobrança e recebimentos de ponta que oferecem a emissão de faturas eletrônicas com diversos meios de pagamento e conciliações automáticas, assim como uma régua de cobrança automatizada e personalizada, como a plataforma Neofin.

Automação de pagamentos

Outro processo financeiro relevante é a automatização de pagamentos que pode ajudar a economizar tempo, reduzir erros e simplificar o processo de pagamento como um todo. A maioria das empresas utiliza a automação de pagamentos para pagamentos de contas fixas, como contas de luz, água, telefone, aluguel, entre outras, mas estão surgindo também tecnologias para a automação de despesas variáveis.

Entre ferramentas de automação de pagamentos estão a opção de débito automático, onde o valor da conta é debitado automaticamente da conta corrente, a transferência via CNAB, a transferência em lote por PIX e integrações entre plataformas de ERP e sistemas especializados de gestão financeira.

Gerenciamento de despesas

O gerenciamento de despesas é um processo financeiro que demanda muito tempo e atenção das empresas. A automação desse processo pode ajudar a economizar tempo, identificar despesas excessivas e controlar orçamentos de áreas com maior precisão. A automação pode ser feita através da adoção de sistemas de gestão de despesas especializadas.

Tais sistemas permitem que as empresas gerenciem as despesas de seus colaboradores de forma automatizada, com recursos de digitalização de recibos, classificação automática de centros de custos e relatórios de despesas. Além disso, o sistema pode possuir integração com sistemas financeiros e bancos, facilitando a conciliação bancária e também a gestão de pagamentos.

Conclusão

A automação de processos financeiros é uma tendência cada vez mais forte nas empresas do Brasil e do mundo. As automações mencionadas neste artigo são apenas algumas das muitas possibilidades que as empresas têm para melhorar a eficiência e reduzir custos. A adoção de tecnologias e sistemas especializados de automação ajuda as empresas a tomarem decisões financeiras mais rápidas e assertivas, permitindo que elas se concentrem em seu core business e cresçam de forma sustentável e eficiente.

Com a Neofin você tem flexibilidade para gerenciar quando e para quem a sua régua de cobrança será direcionada, com uma comunicação assertiva e um processo de cobrança e conciliação simples de modo que você ganhará muita agilidade em seus processos financeiros. Deixe abaixo seu contato que retornaremos o mais rápido possível!

Compartilhe

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe no WhatsApp!