A cobrança por boleto bancário é uma das opções de pagamento mais democráticas disponíveis. Apesar dos outros meios de pagamento, como o Pix, o boleto ainda é bastante utilizado no Brasil: em 2023, foram cerca de 4,2 bilhões de transações realizadas.
Mesmo para quem não possui cartão de crédito ou prefere o internet banking, o boleto atende a todos. Além disso, emitir, pagar e receber via boleto também é fácil e prático.
Então, para as empresas, oferecer essa alternativa de pagamento é um bom diferencial. Até porque, independentemente do método escolhido, o foco é garantir que o cliente quite o débito em dia para evitar inadimplência, certo?
É importante citar que, desde 2018, as normas da Febraban – Federação Brasileira de Bancos – eliminaram os boletos não registrados do mercado. A principal vantagem disso é o fim dos pagamentos duplicados e riscos de fraude.
Mas, afinal, como funciona a cobrança por boleto? Continue lendo esse guia completo sobre o assunto, com dicas para fazer com segurança e eficiência.
Como funciona a cobrança por boleto?
O boleto bancário é um título de cobrança emitido por empresas, com um código de barras único, que facilita o pagamento em qualquer instituição financeira e online.
Logo, a cobrança por boleto é bastante simples: começa com a emissão do título por parte da empresa (cedente), com informações como valor, data de vencimento e dados do cliente.
O boleto é então enviado ao cliente (sacado), que pode efetuar o pagamento em qualquer banco – seja pessoalmente ou pelo internet banking – , casa lotérica ou agência de correios até a data limite.
É bom lembrar que o pagamento tem um prazo de compensação de até 72 horas úteis, ou três dias.
Como cobrar por boleto?
Como vimos anteriormente, cobrar por boleto é simples: a empresa gera o boleto com os dados da venda, que pode ser enviado ao cliente por e-mail (geralmente em arquivo PDF), impresso e entregue em mãos ou disponibilizado em um link para pagamento online.
A escolha do canal depende tanto da preferência do cliente quanto da estratégia da empresa. Em todo caso, no que se refere a cobranças, a digitalização é o caminho mais trilhado pelas empresas atualmente.
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O que acontece se o cliente não pagar o boleto?
Quando um cliente não paga o boleto na data de vencimento, a empresa pode aplicar juros e multas, conforme previsto em lei, e permitido pela plataforma da instituição de pagamentos.
Mas é essencial que o cliente esteja ciente dessas consequências do não pagamento antes do vencimento.
Em geral, a empresa aguarda cerca de 30 dias para protestar o título, sendo essa ação muitas vezes vista como último recurso. Preferencialmente, o ideal é negociar a dívida antes de tomar medidas mais severas.
Além disso, cada situação demanda uma análise específica; em uma compra online, por exemplo, o não pagamento é visto como uma simples desistência de compra. Mas em outros casos, como acordos de quitação de dívidas, podem justificar o protesto de título.
É permitido cobrar tarifa de boleto?
Cobrar pela emissão de boleto bancário é prática abusiva e ilegal, conforme o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).
A única obrigação do consumidor é pagar o valor da compra, sem arcar com custos extras pela forma de pagamento escolhida.
Como emitir um boleto bancário?
Através do próprio internet banking é possível gerar o boleto, informando dados como valor, data de vencimento e dados do cliente.
No entanto, em um contexto empresarial, esse processo é mais eficiente e seguro quando feito a partir de um sistema de gestão de cobranças, capaz de integrar com os bancos e emitir boletos de cobrança de forma automatizada.
Como garantir a segurança na cobrança por boleto?
Na era digital, com pagamentos e transações todas feitas online, é preciso tirar um tempo para pensar em boas práticas e mecanismos de segurança nos processos financeiros. Mas, afinal, como evitar fraudes em boletos?
Além do registro dos boletos, é essencial usar sistemas de pagamento confiáveis com protocolos de segurança, como SSL, e realizar a conciliação bancária regularmente.
A comunicação transparente com os clientes sobre como identificar boletos autênticos e a educação para prevenir fraudes também são boas medidas para manter a integridade do processo de cobrança B2B ou B2C.
Como saber se o pagamento de um boleto foi confirmado?
Geralmente, após a quitação pelo cliente, uma consulta automática é realizada na plataforma da Febraban para validar as informações. Se aprovadas, o valor é repassado à conta da empresa.
As empresas são atualizadas sobre a confirmação de pagamentos de boletos bancários pela instituição financeira após um período de processamento de, pelo menos, 24 horas.
Para monitorar de forma eficiente, é aconselhável ter um sistema de cobrança automatizado, que rastreia e confirma os pagamentos automaticamente.
Quais os tipos de boleto bancário que as empresas podem usar?
Existem três tipos principais de boletos bancários que as empresas podem utilizar:
- Boleto avulso: ideal para cobranças únicas, com pagamento à vista em uma única transação;
- Boleto carnê: indicado para vendas parceladas ou cobranças recorrentes;
- Boleto de assinatura: usado para cobranças recorrentes, como mensalidades e assinaturas, sendo uma opção para empresas que trabalham com pagamentos periódicos.
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Segundo Silmara, Coordenadora Financeira da Konsep, “a Neofin tornou nosso processo de recebimentos e cobranças muito mais prático para os clientes pela possibilidade de poderem pagar via boleto ou PIX e também por receberem os avisos automáticos por e-mail e WhatsApp”.
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Conclusão
Em resumo, oferecer o boleto como opção de pagamento demonstra aos clientes a preocupação da empresa com a praticidade e a variedade de métodos de quitação, o que contribui para o combate à inadimplência.
Mas a cobrança por boleto com segurança demanda o uso de boletos registrados, plataformas de cobrança confiáveis, e uma comunicação eficaz com os clientes.
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