No Brasil, o boleto é um dos meios de pagamento mais comuns, enquanto o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado. Então, para as mais diversas empresas, saber como enviar boleto pelo WhatsApp não é só uma questão de comodidade, mas de estratégia.
Quando consideramos o cenário de crescente inadimplência, uma das mais importantes tarefas da empresa moderna é garantir que o cliente receba lembretes eficazes sobre seus débitos, em canais em que ele realmente será impactado por tais cobranças.
Nesse caso, vale lembrar que no Brasil existem cerca de 165 milhões de usuários do WhatsApp, segundo a Forbes.
Para a gestão de cobranças, o envio dos boletos por esse canal é relevante, pois é uma forma eficaz de aumentar as chances de recebimentos dentro da data prevista, e espantar para longe o “fantasma da inadimplência”.
Mas, então, como enviar boleto pelo WhatsApp? Como funciona esse processo e como adaptar o setor de cobranças para ser mais eficiente e estratégico? Continue a leitura e entenda.
Como funciona o envio de boletos via WhatsApp?
Em qualquer empresa moderna, a automação é a melhor forma de enviar boletos via WhatsApp.
Nesse caso, são necessárias APIs integradas ao sistema de gestão financeira da empresa e ao WhatsApp Business API, que permite automação e envio seguro das mensagens.
A empresa gera um link de pagamento do boleto, o qual é enviado diretamente ao cliente através de uma mensagem de texto no aplicativo. Como vimos anteriormente, este processo garante praticidade e rapidez no recebimento dos pagamentos.
Como enviar boleto pelo WhatsApp, afinal?
Para enviar um boleto pelo WhatsApp, sem um sistema automatizado, a equipe responsável emite e registra o boleto no banco.
Em seguida, um link é gerado pelo sistema financeiro. Usando o WhatsApp Business API, uma mensagem é personalizada com o link do boleto e informações do pagamento, que é encaminhada para o cliente.
Entretanto, esse método manual está mais propenso a erros e ineficiência, especialmente se o volume de transações for alto.
Por outro lado, empresas com sistemas de cobranças automatizados agilizam o processo: o sistema gera e registra os boletos automaticamente, faz o envio via WhatsApp Business API, e acompanha o recebimento e abertura das mensagens.
Ou seja, esse processo — que faz parte da régua de cobrança automatizada — centraliza todo o processo em um só lugar, proporciona um maior controle de cada fase e diminui a ocorrência de erros. Um desses sistemas de cobrança B2B e B2C completos é a Neofin.
A seguir, conheça mais vantagens de automatizar o seu setor de cobranças com a Neofin:
Vantagens de realizar cobranças com a Neofin
Parceira dos times financeiros na gestão de fluxo de caixa, a Neofin é um sistema de cobranças que nasceu com a missão de simplificar os processos de cobranças das empresas.
A Neofin foi idealizada por Arthur Cunha, Laura Camargo e Leandro Sarmento, profissionais com experiência na área financeira e de tecnologia em empresas como Gympass, Ifood, Inventa e IBM.
Ao longo de suas experiências, viveram na pele os desafios enfrentados na rotina do financeiro.
Por isso, criaram a Neofin como uma solução para organizações que buscam se adaptar ao dinâmico e tecnológico cenário moderno e maximizar seus lucros enquanto enfrentam desafios para lidar com a inadimplência.
Veja a seguir alguns das principais vantagens de contar com a Neofin:
1. CRM de cobrança
Um dos grandes, se não o maior benefício de utilizar a Neofin é ter uma abordagem integrada e completa de todas as etapas do gerenciamento de recebíveis.
O histórico de interações e as ações de cobrança são integradas, e o CRM de cobrança organiza e facilita o relacionamento com o cliente. Assim, o serviço é mais personalizado e eficiente, ao mesmo tempo que agiliza o processo de recuperação de créditos.
2. Dashboard analítico especializado
Outra vantagem é ter acesso a um dashboard analítico especializado, que permite monitorar o desempenho das estratégias de cobrança em tempo real e receber insights específicos.
Dessa forma, é possível tomar decisões baseadas em dados e aprimorar as táticas de cobrança para elevar a eficácia do processo e a saúde financeira do negócio.
3. Tags personalizáveis
Com tags personalizáveis, fica mais fácil implementar uma segmentação mais afiada dos clientes, o que viabiliza adotar estratégias de cobrança personalizadas e mais efetivas, a depender de cada caso.
Ou seja, as empresas podem categorizar clientes conforme o perfil de pagamento, produto ou serviço adquirido, para facilitar campanhas de cobrança customizadas e, como consequência, aumentar a possibilidade de sucesso nos recebimentos.
4. Gestão de cobranças e recebimentos
Por fim, a Neofin transforma e otimiza os processos de cobrança e recebimento, pois os torna mais eficientes.
Afinal, o sistema minimiza esforços manuais, reduz falhas e acelera o ciclo de pagamento. Por isso, deixa sua equipe mais livre para focar em análises e atividades mais estratégicas.
Ainda, a gestão automatizada de recebíveis conduz a um fluxo de caixa mais previsível, que, é claro, é fundamental para a sustentabilidade financeira de qualquer empresa.
Dúvidas comuns sobre a Neofin e os processos de cobrança facilitados
A Neofin é conhecida por simplificar a cobrança e o acompanhamento de pagamentos, mas é comum que surjam dúvidas sobre o seu funcionamento.
A seguir, veja as respostas para algumas dessas dúvidas:
Quem pode se cadastrar?
A solução é simples, flexível e completa. Por isso, empresas de todos os portes e segmentos podem se cadastrar e começar a aproveitar todas as vantagens.
A Neofin é segura?
A Neofin é 100% segura, confiável e utilizada por marcas consolidadas no mercado, dos mais diversos segmentos.
Além dos sócios fundadores experientes no mercado financeiro e tecnológico, a empresa conta com uma base de investidores institucionais.
Para completar, em todos os pagamentos, é utilizada uma instituição de pagamentos regulamentada pelo Banco Central, e as melhores práticas de segurança de mercado são seguidas à risca, de acordo com as leis vigentes.
Como começar a usar?
Para começar a usar a Neofin, o processo é muito simples: basta deixar seus dados no formulário de contato do site que um dos nossos especialistas vai entrar em contato, com uma demonstração de como a plataforma funciona.
A partir daí, basta criar a sua conta e começar a usar. É simples assim! Então acesse o nosso site e peça a sua demonstração personalizada agora mesmo!
Conclusão
E então, tudo certo sobre como enviar boleto pelo WhatsApp? Essa é uma estratégia prática e atual para empresas que buscam otimizar seus processos de cobrança.
Com a integração da tecnologia certa, como a Neofin, é possível gerir cobranças com eficiência máxima, oferecer uma melhor experiência para o cliente, e também acessar recursos para a análise de dados e tomada de decisões estratégicas.
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