A atividade de cobrança é tipicamente menosprezada nas empresas, de maneira que só é dada a devida atenção ao tema quando acontecem problemas que precisam ser resolvidos com urgência.
Esta situação resulta em times financeiros fazendo milagres para conseguirem receber e, mais do que isso, passando por situações frustrantes e a dor de terem que fazer múltiplas etapas de maneira manual, gastando horas e horas com tarefas que deveriam ser automatizadas – mas só quem já passou por estas situações na pele entende do que estamos falando.
Tarefas Manuais na Cobrança
Temos vários exemplos na Neofin de clientes que estavam sofrendo diariamente para conseguir receber. A rotina de um analista financeiro ou de cobrança pode ser extremamente maçante, com atividades como:
(i) verificar manualmente todas as contas vencidas em um sistema, tendo que exportar um excel para fazer isso;
(ii) contato por e-mail com cada um destes clientes, tendo que exportar o boleto em PDF e anexar ao e-mail;
(iii) contato por WhatsApp manualmente com cada um deles, sem envio do boleto;
(iv) ligação para os casos mais críticos;
(v) envio de protesto um a um para o cartório, tendo que revisar todos os dias se aquele título foi pago ou não;
(vi) conciliação manual diária para saber quem deve cobrar novamente ou não.
É possível observar que são muitos detalhes no dia a dia de um analista financeiro, mas que todas estas atividades tornam praticamente impossível ter uma visão macro do que estão fazendo e do impacto de seu trabalho.
Isso resulta em um time frustrado, que faz apenas trabalho repetitivo e que muito dificilmente vê um propósito no seu dia a dia. Além disso, todas estas atividades manuais também estão muito sujeitas a erros, o que pode prejudicar profundamente a entrada de caixa da empresa.
Acabe com a dor e a frustração das cobranças manuais
Na Neofin acreditamos que é possível transformar todo este processo constrangedor em um ciclo virtuoso, por meio de tecnologia e Inteligência Artificial.
Nossa régua de cobrança personalizável consegue segmentar sua carteira de clientes e definir, por exemplo, clientes fiéis, maus pagadores e novos clientes – e personalizar canais e maneiras de comunicação específicas para cada um deles. Tudo isso feito de maneira automática pelos 3 canais: WhatsApp. e-mail e SMS.
Com isso, os analistas financeiros deixam de sofrer por terem que fazer todo este fluxo operacionalmente e passam a analisar os dados, identificar clientes que precisam de uma renegociação e um contato mais próximo, agregando muito mais valor à empresa e tornando seu dia a dia muito melhor.