Você já parou para pensar quanto tempo o seu time financeiro perde em cobranças de clientes?
Para começar, trago uma afirmação com a qual todos devem concordar: tempo é o nosso bem mais precioso.
E, considerando o quanto ele é escasso, a maneira como lidamos com ele é essencial. Precisamos pensar nisso o tempo todo.
Com os avanços tecnológicos, felizmente, podemos escolher entre gastar nosso tempo em processos ultrapassados e manuais ou abraçar um novo universo de cobranças automáticas que revoluciona a forma como tudo é feito.
O Cenário da Cobrança Manual
Hoje, os times de cobrança ainda precisam seguir etapas longas e manuais para conseguir receber uma conta.
Desde o envio de e-mails e mensagens no WhatsApp até a conciliação bancária e o envio de segundas vias de boletos, tudo isso é feito sem um raciocínio claro sobre como, quando e o que falar para cada cliente.
Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de maximizar a chance de recebimento.
Além disso, o tempo que o time financeiro investe em cada cobrança afeta diretamente o sucesso da operação.
Quanto mais tempo se gasta com cobranças, menores são as chances de receber o valor devido, independentemente de o cliente ser fiel ou não. O tempo, além de precioso, é também dinheiro. Por isso, é essencial que haja uma urgência nas cobranças.
Recomendado para você: Como Cobrar um Cliente Fiel E Manter Relacionamentos de Confiança
Fatores para uma Cobrança Eficiente
Vamos agora destacar alguns fatores que, quando trabalhados juntos, contribuem para uma cobrança eficiente.
- Velocidade: A rapidez é essencial. Se o cliente possui um problema de fluxo de caixa e um dia consegue o valor para pagar, ele pagará quem estiver presente, quem mantém uma comunicação ativa e adequada.
- Comunicação Efetiva: De nada adianta tentar contato com o cliente pelo canal errado ou com a mensagem inadequada. Isso gera frustração, desentendimentos e pode até criar conflitos. É importante escolher o canal e o tom certo, falando a “mesma língua” que o cliente.
- Automação das Tarefas e Ações: É crucial que as tarefas repetitivas sejam automatizadas, considerando o perfil de cada devedor para definir cada etapa. Sem automação, o time de cobrança fica sobrecarregado e perde eficiência.
- Relatórios e Monitoramento Contínuo: No final do dia, é essencial que o time tenha um relatório em tempo real das contas a receber. Dessa forma, é possível tomar decisões e ajustar ações conforme os dados e recomendações oferecidos pela tecnologia.
Sistema De Cobrança Automatizado
A Neofin se dedica a desenvolver soluções de automação que valorizam nosso bem mais precioso: o tempo. Como já mencionei, tempo é dinheiro.
Um sistema de cobrança inteligente, conectado ao ecossistema de bancos e ERPs como Omie, Nomus e Conta Azul, pode transformar todo o processo de cobranças, tornando-o menos constrangedor e cansativo.
A tecnologia que oferecemos visa maximizar o tempo de todos, possibilitando resultados onde todos ganham, em um sistema que beneficia todas as partes envolvidas.
Conheça as soluções que desenvolvemos na Neofin para apoiar times financeiros a se tornarem mais eficientes e estratégicos:
- Régua de Cobrança Automatizada: Nossa régua de cobrança personaliza a comunicação em cada etapa do processo, desde o primeiro contato até a recuperação de dívidas. Esse recurso permite uma abordagem estratégica que respeita o perfil e o comportamento de cada cliente.
- Relatórios Estratégicos e CRM de Cobrança: Nosso CRM oferece uma visão completa e transparente da operação de cobrança em tempo real. Com ele, o time tem acesso a relatórios que auxiliam na avaliação das cobranças e no ajuste das estratégias.
- Integrações com ERP e CNAB: Simplificamos a gestão com um sistema integrado, eliminando a necessidade de retrabalho e garantindo um fluxo de cobrança totalmente automático.
- Soluções Complementares: Além da automatização, oferecemos serviços como negativação de dívidas e consulta de restrição de crédito, ampliando a eficiência e a proteção financeira da sua empresa.
A tecnologia está aqui para maximizar nosso tempo e nos permitir alcançar algo maior.
Deixo o convite para que venham conhecer a Neofin e descobrir como podemos ajudar a transformar o processo de cobrança.
Para receber o atendimento gratuito de um especialista, basta preencher um rápido formulário, e nosso time de vendas terá o prazer de compartilhar como temos ajudado outras empresas a otimizar a gestão de cobranças.