Qualquer negócio precisa ter uma entrada de caixa consistente para crescer e agregar valor aos seus clientes. Apesar da importância do processo de contas a receber e cobrança, é muito comum que times financeiros passem por etapas extremamente manuais para conseguir receber de seus clientes, não sobrando tempo para que olhem indicadores estratégicos e ajudem a tomar as melhores decisões para a empresa.
Quanto menos trabalho manual existir no processo de cobrança, maior a efetividade e taxa de recuperação.
Falamos aqui de algumas etapas que ajudam a garantir a efetividade das suas cobranças:
Consolidar os dados de transações com status de recebimento
Para conseguir cobrar de maneira eficiente, a primeira etapa é ter uma fonte de dados confiável, onde se consiga saber exatamente quais valores estão em aberto ou vencidos e há quanto tempo. Com estas informações, é possível traçar uma estratégia de recuperação e prevenção de vencimentos.
Possuir uma conciliação bancária instantânea
Deixar de cobrar de seus clientes impacta negativamente o seu negócio, mas cobrar de maneira errada é também muito desgastante e pode trazer insatisfações. Por este motivo, a conciliação bancária é tão importante e quanto mais automática e em tempo real ela acontecer, maiores as chances de recebimento.
Implementar uma régua de cobrança
Em muitos casos os clientes deixam de pagar por falta de organização e planejamento. Por isso é tão importante ter uma régua de cobrança preventiva, que lembre os clientes dos próximos pagamentos. Além disso, a partir do momento que o contas a receber fica vencido, é essencial ter uma régua de comunicação que constantemente lembre o seu cliente daqueles valores, podendo passar para medidas mais duras como negativação ou protesto caso necessário.
Criar anotações e tarefas
Sem os registros do que foi acordado e negociado para cada parcela em atraso, fica muito difícil manter uma consistência e chegar em um acordo que seja benéfico para todas as partes. Em diversos casos é acordada uma data para pagamento, mas sem o devido acompanhamento, isso acaba se perdendo. Por este motivo, consolidar todas as interações com determinado cliente é essencial para organizar suas cobranças e próximos passos para garantir o recebimento.
De maneira geral, o processo de cobranças é complexo e envolve várias etapas. Ele começa no momento de cadastro do cliente e venda, passando pelo vencimento, pós vencimento e relacionamento. Por isso é essencial que os times financeiros tenham ferramentas à sua disposição para reduzir o trabalho operacional, ganhar efetividade e ajudar a empresa a crescer de maneira saudável.
Com a Neofinvocê consegue otimizar todas estas etapas e levar seu processo de cobranças para o próximo nível!
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