Inteligência artificial na cobrança: confira as vantagens e como usar

Você sabe como utilizar a inteligência artificial na cobrança? Esse é um avanço importante para empresas que enfrentam o desafio crescente de gerenciar a inadimplência e recuperar dívidas. 

Afinal, estamos em uma realidade em que 6,7 milhões de CNPJs estão no vermelho, conforme dados recentes da Serasa Experian, e cada organização carrega, em média, sete dívidas não pagas. 

Nesse cenário, a integração da IA aos serviços de cobrança não só eleva a eficácia no processo de recuperação desses créditos como também aprimora o relacionamento com o cliente, e reduz os índices de inadimplência. 

Mas como exatamente a IA pode ser aplicada no contexto da cobrança? Quais os benefícios específicos que essa tecnologia oferece? E como integrá-la aos processos existentes sem gerar transtornos? 

Para conferir a resposta dessas e outras perguntas, continue a leitura! 

Como usar a inteligência artificial na cobrança?

No setor de cobranças, a IA é usada, principalmente, em processos relacionados à gestão de cobrança. O objetivo é automatizar, personalizar e adaptar a cobrança para atender às necessidades individuais de cada cliente, de acordo com o estágio de cada um deles. 

Essa inovação tecnológica diminui expressivamente o tempo e os custos envolvidos, ampliando a eficiência dos processos. 

Um exemplo disso é a utilização de réguas de cobrança automatizadas, as quais, por meio de IA, identificam o ponto exato em que um cliente se encontra na trajetória de inadimplência. 

Dessa maneira, permite o disparo automatizado de notificações de pagamento, que facilitam o caminho para a resolução de pendências financeiras.

Quais as vantagens de usar inteligência artificial no processo de cobrança?

vantagens de usar inteligência artificial

A incorporação da inteligência artificial nos processos de cobrança promove a redução de tempo e custos e aumenta a eficiência nas operações, elevando, consequentemente, a satisfação do cliente. 

Esses são, de forma resumida, as principais vantagens dessa tecnologia, que, inclusive, atrai 97% de todos os empregadores, que planejam usar soluções baseadas em IA até o ano de 2028, segundo pesquisa recente.

Conheça melhor as principais vantagens para dar esse passo decisivo em sua estratégia de cobrança.

Automatização e otimização de processos

Como vimos anteriormente, a IA aplicada à gestão de cobrança auxilia principalmente com soluções pensadas para automatizar tarefas repetitivas e otimizar os processos. 

Nesse cenário, tarefas como envio de lembretes, triagem de devedores e atualização de dados são automatizadas, o que flexibiliza o tempo que esse processo leva para ser feito de forma manual. 

Outro exemplo prático dessa otimização é a implementação de chatbots e assistentes virtuais. Eles são capazes de interagir com clientes, fornecer informações sobre pagamentos, negociar acordos e responder a dúvidas frequentes.

Personalização da comunicação

Analisando dados históricos e comportamentais, a IA consegue determinar o tom, o canal e o momento mais apropriados para entrar em contato com o devedor, o que aumenta a probabilidade de resposta e pagamento. 

Essa abordagem personalizada promove um diálogo mais efetivo, ao mesmo tempo que preserva a relação entre a empresa e o cliente. 

Afinal, quem atua na cobrança sabe que uma mensagem bem direcionada, muitas vezes, é a grande chave para solucionar pendências de forma amigável.

Ajuda a evitar fraudes

Através de algoritmos de aprendizado de máquina e análise de padrões, a IA consegue detectar comportamentos atípicos e possíveis tentativas de fraude. 

Para isso, ela analisa operações financeiras em tempo real para identificar quaisquer inconsistências ou anormalidades que seriam difíceis de perceber pelo olhar humano. 

Dessa forma, os sistemas de IA fortalecem as defesas contra atividades fraudulentas na gestão de recebíveis.

Eficiência na análise de dados

Como vimos no tópico anterior, a IA na cobrança tem a capacidade de vasculhar e interpretar grandes volumes de dados de maneira muito mais rápida e precisa do que seria humanamente possível. 

Essa análise aprofundada permite entender melhor os padrões de pagamento dos clientes, avaliar riscos de inadimplência e criar estratégias de cobrança mais efetivas. 

Redução de custos

Por fim, a IA segmenta os devedores com base em critérios como perfil de risco, histórico de pagamentos e potencial de recuperação. 

Essa segmentação permite que a empresa direcione os esforços para os devedores com maior chance de pagamento, otimizando o tempo da equipe e evitando o desperdício de recursos com casos de inadimplência crônica.

Além disso, com a otimização do tempo e dos recursos, a equipe de cobrança se torna mais produtiva, aumentando o número de casos solucionados e o valor recuperado.

Quais tipos de inteligência artificial existem?

tipos de inteligência artificial

A inteligência artificial já existe em diversos tipos, cada um com características e aplicações específicas. No contexto da cobrança, algumas das categorias mais relevantes são:

  • Machine learning (aprendizado de máquina): uma das mais populares formas de IA, permite que algoritmos aprendam com dados e melhorem suas previsões ou comportamento de forma autônoma;
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): capacidade da máquina de entender e interpretar a linguagem humana;
  • RPA (Robotic Process Automation): automação de processo robótico que utiliza IA para automatizar tarefas, ideal para processos com regras fixas e claras;
  • Chatbots e assistentes virtuais: interagem com clientes inadimplentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, fornecendo informações sobre pagamentos, negociando acordos e respondendo dúvidas frequentes.

Conheça a Neofin

Se a sua empresa tem o desafio de modernizar e otimizar os processos de cobrança, aproveitando as vantagens e oportunidades da IA, conheça a Neofin!

A Neofin é um software de inteligência de cobrança que maximiza recebimentos e minimiza o número de horas gastas com tarefas manuais. Assim, ajudamos a simplificar e transformar a gestão de cobrança de empresas modernas.

Por aqui, acreditamos que existe uma nova maneira de fazer a gestão de recebimentos e, para facilitar ainda mais os processos, nossa plataforma de cobrança pode ser integrada com o seu sistema ERP.

Revolucione sua estratégia de cobrança com a Neofin! Agende uma demonstração!

Conclusão

Em suma, a inteligência artificial na cobrança revoluciona esse setor ao maximizar eficiência, reduzir custos e personalizar a comunicação. 

Portanto, as empresas que adotam essa tecnologia podem esperar uma gestão de dívidas mais eficaz, com melhor aproveitamento dos recursos e uma relação mais positiva com o cliente. 

A IA é, sem dúvida, um diferencial estratégico no ambiente de cobranças moderno. Para mais informações, conte com a Neofin

Compartilhe

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe no WhatsApp!