A Neofin segue na vanguarda do mercado para oferecer um sistema de cobrança automatizado que simplifique e potencialize os processos financeiros de seus clientes.
Em dezembro de 2024, funcionalidades importantes foram implementadas no sistema de cobrança, trazendo ainda mais praticidade e inteligência aos processos de cobrança e gestão de recebíveis.
Neste artigo, detalhamos as principais atualizações, ressaltando como elas podem melhorar a experiência dos nossos parceiros. Vamos lá?
1. Recorrência 2.0
A nova versão da Recorrência agora possui uma tela de listagem separada da tela de ‘’Recebimentos’’. Isso permite que os usuários acessem os detalhes de cada recorrência, realizando uma gestão completa: visualizar, editar e cancelar as cobranças criadas.
Detalhes Disponíveis
- Dados do cliente
- Informações da recorrência: dados como data de criação, forma de pagamento, ID da recorrência, frequência, tipo de recorrência, valor, data de vencimento, multa, juros, descontos, número da nota fiscal e descrição.
- Dados do recebimento: lista das faturas geradas.
- Anexos: documentos relacionados à recorrência
Criação e Personalização
O processo de criação da recorrência continua intuitivo. O usuário informa o cliente a ser cobrado, o valor, periodicidade, primeira data de vencimento e o tipo de recorrência.
Agora, adicionamos duas novas opções de periodicidade, totalizando semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual.
Regras de Cobrança
- Semanal: 6 dias antes do vencimento
- Quinzenal: 14 dias antes do vencimento
- Mensal: 10 dias antes do vencimento
- Bimestral, Trimestral e Anual: 30 dias antes do vencimento
Status da Recorrência
As recorrências podem estar em três status diferentes:
- Ativa: Quando a primeira cobrança for gerada, o status será alterado para “Ativa”, permanecendo até ser finalizada ou cancelada.
- Finalizada: Quando o período estipulado para a recorrência for concluído (por data ou quantidade de parcelas), a recorrência será finalizada após a emissão da última parcela.
- Cancelada: Quando a recorrência for cancelada pela empresa.
Edição
- Edição da recorrência
Ao editar a recorrência na listagem, a empresa não altera as cobranças já geradas, apenas as futuras. A empresa pode alterar os seguintes dados: frequência, valor, tipo de recorrência, juros, multa, descontos e descrição. As alterações realizadas serão salvas no histórico da recorrência.
- Edição de uma parcela da recorrência
Caso a empresa precise alterar alguma cobrança já gerada, deve acessar a parcela que precisa ser modificada e seguir o processo de edição da fatura em mais ações.
Importante: essa alteração afetará somente a cobrança em questão, sem impactar as cobranças futuras.
Esse processo pode ser realizado:
- Na tela de recorrência, em dados do recebimento, haverá as parcelas geradas, o usuário deve selecionar a parcela desejada e clicar nos três pontinhos do lado direito da parcela.
- Na listagem de recebimentos, selecionar a parcela desejada e clicar em mais ações.
Cancelamento:
- Cancelar a recorrência inteira:
Ao cancelar uma recorrência em andamento, as parcelas já geradas não serão canceladas.
- Cancelar uma ou mais parcelas:
A empresa pode optar por cancelar uma ou mais parcelas que ainda estão em aberto ou já vencidas, dentro da recorrência. Para isso, deve acessar a parcela que deseja cancelar e solicitar o cancelamento da fatura. Essa ação não afetará as futuras cobranças geradas.
2. Gestão de Usuários
Editar e Excluir
Agora, na gestão de usuários, ao clicar nos três pontinhos, há as seguintes opções:
- Detalhes: Visualizar nome, e-mail e perfil do usuário.
- Editar: Alterar o nome e o perfil do usuário.
- Excluir: Remover o usuário da plataforma.
Importante: Ao editar o nome de um usuário, a alteração será refletida apenas na listagem da gestão de usuários. O nome exibido ao acessar a plataforma ou meu perfil não será alterado. Para editar o e-mail de um usuário, será necessário excluí-lo e cadastrá-lo novamente.
O fluxo de Adicionar Usuário continua o mesmo, com as validações já presentes na plataforma.
Meu Perfil
Agora, é possível atualizar nome, e-mail e telefone no seu perfil.
Para garantir que o e-mail e telefone permaneçam únicos, não será permitido cadastrar um e-mail ou telefone que já esteja em uso na plataforma.
3. Cadastro Incompleto
O usuário agora pode atualizar o cadastro de clientes em lote diretamente na tela de cadastro incompleto.
O usuário tem a opção de exportar uma planilha com os clientes cujos dados estão incompletos, realizar as atualizações diretamente nessa planilha e, em seguida, fazer o upload para o sistema.
4. Exportação da Listagem de Recebimentos com Filtros
Agora, a empresa pode exportar a listagem de recebimentos com base no filtro aplicado na tela.
Ao iniciar a exportação, será exibida uma mensagem informando que o processo será realizado de acordo com o filtro selecionado, com a opção de confirmar ou cancelar a ação. A exportação vai por e-mail para o usuário que exportou, não é baixado na hora.
Se nenhum filtro for aplicado, a exportação incluirá todos os dados da tabela.
Como Essas Atualizações Podem Beneficiar sua Empresa?
As melhorias introduzidas pela Neofin em dezembro de 2024 destacam nosso compromisso com a excelência em gestão de recebíveis e cobranças corporativas.
Com a introdução da Recorrência 2.0, sua empresa pode desfrutar de um sistema de cobrança automatizado que oferece maior controle sobre as recorrências e flexibilidade para ajustar cobranças futuras.
Além disso, a capacidade de editar usuários e gerenciar perfis aprimora a administração interna, enquanto a atualização de cadastros em lote e a exportação de listagens filtradas proporcionam uma gestão mais eficiente e precisa.
Essas inovações garantem que o seu processo de cobrança seja ágil e sem contratempos.
Potencialize Sua Gestão de Cobrança
Para você que ainda não é cliente da Neofin, gostaria de saber como essas novidades podem impactar diretamente seu fluxo de caixa e sua gestão de cobranças?
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