Caso de Sucesso Konsep

Como a Konsep Contabilidade reduziu o número de horas gastas com cobranças em mais de 70%

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A Konsep é uma das mais respeitadas empresas de contabilidade de SP e a empresa atua com as áreas contábil, fiscal, jurídico/legalização e departamento pessoal.

O objetivo da digitalização de processos operacionais

A Konsep tem uma grande carteira de clientes e para a maioria deles, emite cobranças mensalmente com uma data de vencimento pré-estipulada. Até o final de 2022, sua maneira de cobrar os clientes seguia os padrões do mercado, com envio de e-mails e conciliação de maneira manual. 

Quando um cliente atrasava o pagamento, o que é extremamente normal, o time financeiro da Konsep precisava baixar relatórios, fazer uma análise em excel e então começar a fazer as cobranças manualmente por whatsapp, e-mail ou ligação. Este processo consumia muitas horas que poderiam ser aproveitadas para outras tarefas, não menos importantes, mas sim, mais produtivas.

O primeiro desafio com a Neofin: melhorar a comunicação da área financeira com os clientes

Em conjunto com a Neofin, a Konsep implementou um sistema de comunicação e régua de cobranças personalizado para cada um de seus clientes e que segue um algoritmo de disparos de mensagens automatizadas com o uso dos melhores canais digitais: whatsapp e envio simultâneo para múltiplos e-mails.

Com isso, teve uma melhoria da comunicação com os clientes, diminuindo drasticamente o número de horas necessárias que gastava com todo seu processo de cobrança. A Konsep conseguiu economizar mensalmente em suas cobranças e recebimentos mais de 70% das horas gastas anteriormente de seus colaboradores ao automatizar estes processos.

Recebimentos mais rápidos e melhor experiência de pagamento para o cliente

Tipicamente, é muito comum que clientes de todos os segmentos esqueçam os pagamentos por inúmeros motivos - seja por desorganização, falha no recebimento da fatura ou mesmo dúvidas sobre o valor a ser pago. Com o uso do sistema de comunicação e cobranças preventivo e ativo da Neofin, a Konsep tem conseguido receber mais rapidamente de seus clientes e com muito menos esforço, melhorando assim seu capital giro.

A Konsep identificou benefícios significativos desde o início do uso da plataforma, facilitando também o pagamento para os clientes, que podem sempre optar entre boleto ou PIX como forma de pagamento e, claro, tudo com conciliação automática. Isso ajudou a aumentar a produtividade do time, evitando trabalhos repetitivos e diminuindo o tempo de resposta aos clientes. A Neofin permitiu ao time financeiro da Konsep reduzir o tempo gasto com conversas desnecessárias e descentralizadas também em mais de 70%, além de oferecer métricas importantíssimas de cobranças e contas a receber em tempo real.

Além de todos os benefícios, a Konsep não precisou dedicar orçamento novo e nem tempo de implementação para a plataforma, já que a cobrança é apenas transacional e o uso pode ser instantâneo.

“A Neofin tornou nosso processo de recebimentos e cobranças muito mais prático para os clientes pela possibilidade de poderem pagar via boleto ou PIX e também por receberem os avisos automáticos por e-mail e whatsapp” - Silmara, Coordenadora Financeira da Konsep

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