A negativação ou o protesto em cartório são ações bastante comuns para resolver dívidas, oficializar a cobrança e indicar aos órgãos oficiais a ausência de pagamento. Apesar de serem bastante parecidas, a negativação e o protesto não são a mesma coisa, porém, podem ser feitos ao mesmo tempo.
Por isso, vamos dar um contexto do que significa ser protestado ou negativado e explicar mais sobre as ações que podem acontecer a partir de agora..
Veja abaixo e saiba o que fazer em cada situação para regularizar seu CNPJ ou CPF com o credor.
Protestos em cartório ainda trazem resultado em 2025?
De acordo com a legislação vigente (Lei 9.492/97), o protesto é um ato formal e solene realizado em cartório para provar a inadimplência e o descumprimento de uma obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. Em outras palavras, é um procedimento realizado por instituições credoras para oficializar a falta de pagamento de uma dívida por uma pessoa ou empresa.
Quando a informação “Disponível para Cancelamento” aparece, significa que é possível quitar as taxas oficiais pendentes. Após o pagamento dessas taxas, o próximo passo é aguardar o cancelamento do protesto no cartório.
A negativação é o registro de uma dívida não paga nos cadastros de inadimplentes dos birôs de crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista. Esse registro é feito pela empresa credora e indica que o cliente não cumpriu com suas obrigações financeiras. A negativação pode impactar negativamente a pontuação de crédito (score) e dificultar a obtenção de novos créditos, financiamentos e até mesmo a contratação de certos serviços. Ou seja, o negativado pode enfrentar problemas no futuro para conseguir recursos.
Acesse seu relatório de crédito nos principais birôs, como Serasa, SPC e Boa Vista, onde constarão todas as informações sobre sua situação de crédito.
Para resolver uma negativação, siga estes passos:
1. Verifique seu e-mail e procure por mensagens da [Neofin] para obter informações a fatura e realizar o pagamento.
2. Após o pagamento, o próximo passo é aguardar o cancelamento deste apontamento – na mesma fatura que realizou o pagamento é possível acompanhar o status.
Para saber mais sobre a diferença entre o protesto e a negativação, acesse o nosso artigo e veja a explicação da nossa CEO Laura Camargo para entender mais.
Fale com o setor de cobrança da Neofin no e-mail atendimento@neofin.com.br ou WhatsApp 11 94446-7100
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