A relação entre inflação, inadimplência e cobrança: como proteger a sua empresa?

A relação entre inflação, inadimplência e cobrança: como proteger a sua empresa?

O Estadão publicou recentemente um artigo que fala sobre o cenário atual de inadimplência no Brasil, com um dado alarmante: a quantidade de empresas endividadas nunca foi tão alta no país, são mais de 7 milhões e com uma tendência de alta significativa, de acordo com dados da Serasa Experian.

A notícia tem como pano de fundo o aumento da taxa de juros recente, que hoje está em 12,25% e deve superar os 15% ao longo de 2025. Esta elevação pegou as empresas de surpresa, já que não estava no radar delas – a expectativa inicial era finalizar 2024 com uma taxa SELIC a 9%. 

Hoje o IBGE divulgou os dados de inflação, com uma alta de 0,11%, puxada pelos preços do setor de alimentação. Em comparação com janeiro, a tendência foi de desaceleração, já que naquele mês a taxa ficou em 0,34% – mas ainda muito acima da expectativa de mercado que era de 0,02%, de acordo com o G1.

Todas estas variáveis de mercado estão muito conectadas e têm impactos significativos para o dia a dia das empresas. A alta da inflação faz com que o governo precise elevar as taxas de juros em uma tentativa de contenção do cenário e o aumento da taxa de juros tem uma pressão significativa sobre a inadimplência.

As empresas com dívidas têm seu resultado financeiro muito prejudicado e começam a fazer ajustes de quadro de funcionários, redução de despesas, etc. Estes cortes impactam diretamente o consumo, o que cria um cenário também de redução de receita e maior endividamento – uma verdadeira bola de neve.

Impactos Econômicos e Estratégias de Cobrança

Diante desse cenário, as empresas precisam se proteger e antecipar os movimentos do mercado para evitar prejuízos inesperados. Quando falamos de inadimplência, a cobrança se torna uma ação natural e necessária.

A Neofin, diante desses desafios, desenvolveu uma tecnologia avançada de cobrança, que atua não só de forma reativa, mas também preventiva. Nossa régua de cobrança automatizada e personalizável permite segmentar clientes e contatá-los por WhatsApp, e-mail e SMS. Clientes fiéis recebem mensagens personalizadas e podem renegociar débitos, enquanto clientes com histórico de má-fé enfrentam ações de negativação e protesto como parte do processo padrão.

Essa abordagem não só garante a organização do time financeiro em relação às cobranças, mas também proporciona uma estratégia clara para otimizar os recebíveis da empresa, utilizando ferramentas de cobrança modernas e eficazes.

Quer otimizar os seus processos de cobrança? Preencha nosso formulário e um especialista da Neofin entrará em contato para uma demonstração gratuita. Descubra como nossa solução pode transformar a gestão de recebíveis da sua empresa.

Agende uma demonstração gratuita

Nossa inteligência preditiva desbloqueia caminhos para melhorar o seu dia a dia em conjunto com a conversão de contas a receber em caixa da sua empresa, oferecendo as melhores segmentações, cadências, modelos de mensagens e canais de comunicação.

3x

mais tempo para você e seu time

50%

redução de processos manuais

Analista de Crédito: Funções, Salários e Perspectivas
Analista de Crédito: Funções, Salários e Perspectivas

As principais funções, formação ideal e salários do analista de crédito. Veja como se diferenciar na profissão através da tecnologia.

5 Formas de Automatizar Cobranças Em Sua Empresa
5 Formas de Automatizar Cobranças Em Sua Empresa

Cinco formas de como um sistema de cobrança automatizado pode melhorar a recuperação de valores e otimizar sua gestão de…

Recorrência vs. Parcelamento: Qual a diferença e qual opção é melhor?
Recorrência vs. Parcelamento: Qual a diferença e qual opção é melhor?

Vamos analisar as diferenças e entender qual opção pode ser a melhor para o seu negócio.

Processo de cobrança: como funciona e qual sua importância
Processo de cobrança: como funciona e qual sua importância

Entenda como funciona o processo de cobrança e como isso auxilia no equilíbrio do fluxo de caixa, garantindo a sustentabilidade…

Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes
Como Aplicar os Conceitos de Marketing na Cobrança de Clientes

Como utilizar os conceitos de marketing para cobrar clientes e aumentar a recuperação de créditos da sua empresa.

Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro
Gestão de Cobranças: 5 Elementos Tecnológicos para Turbinar seu Financeiro

Como Unir Finanças e Tecnologia para Reduzir Atrasos. Cinco Elementos para Potencializar sua Gestão de Cobranças e Fluxo de Caixa.

Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber
Garanta Seu Fluxo de Caixa: Chega de Fazer Milagres para Receber

Cansou de fazer milagres no final do mês para receber? Aprenda a garantir seu fluxo de caixa com automação de…

Mensagem de Cobrança: Como Receber de Seus Clientes
Mensagem de Cobrança: Como Receber de Seus Clientes

Como a mensagem de cobrança certa aliada a um sistema de cobrança automatizado aumenta a conversão de cobrança em caixa.

WhatsApp