O Estadão publicou recentemente um artigo que fala sobre o cenário atual de inadimplência no Brasil, com um dado alarmante: a quantidade de empresas endividadas nunca foi tão alta no país, são mais de 7 milhões e com uma tendência de alta significativa, de acordo com dados da Serasa Experian.
A notícia tem como pano de fundo o aumento da taxa de juros recente, que hoje está em 12,25% e deve superar os 15% ao longo de 2025. Esta elevação pegou as empresas de surpresa, já que não estava no radar delas – a expectativa inicial era finalizar 2024 com uma taxa SELIC a 9%.
Hoje o IBGE divulgou os dados de inflação, com uma alta de 0,11%, puxada pelos preços do setor de alimentação. Em comparação com janeiro, a tendência foi de desaceleração, já que naquele mês a taxa ficou em 0,34% – mas ainda muito acima da expectativa de mercado que era de 0,02%, de acordo com o G1.
Todas estas variáveis de mercado estão muito conectadas e têm impactos significativos para o dia a dia das empresas. A alta da inflação faz com que o governo precise elevar as taxas de juros em uma tentativa de contenção do cenário e o aumento da taxa de juros tem uma pressão significativa sobre a inadimplência.
As empresas com dívidas têm seu resultado financeiro muito prejudicado e começam a fazer ajustes de quadro de funcionários, redução de despesas, etc. Estes cortes impactam diretamente o consumo, o que cria um cenário também de redução de receita e maior endividamento – uma verdadeira bola de neve.
Impactos Econômicos e Estratégias de Cobrança
Diante desse cenário, as empresas precisam se proteger e antecipar os movimentos do mercado para evitar prejuízos inesperados. Quando falamos de inadimplência, a cobrança se torna uma ação natural e necessária.
A Neofin, diante desses desafios, desenvolveu uma tecnologia avançada de cobrança, que atua não só de forma reativa, mas também preventiva. Nossa régua de cobrança automatizada e personalizável permite segmentar clientes e contatá-los por WhatsApp, e-mail e SMS. Clientes fiéis recebem mensagens personalizadas e podem renegociar débitos, enquanto clientes com histórico de má-fé enfrentam ações de negativação e protesto como parte do processo padrão.
Essa abordagem não só garante a organização do time financeiro em relação às cobranças, mas também proporciona uma estratégia clara para otimizar os recebíveis da empresa, utilizando ferramentas de cobrança modernas e eficazes.
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