COPOM Deve Aumentar Taxa de Juros: Como Isso Impacta o Departamento Financeiro?

COPOM Deve Aumentar Taxa de Juros: Como Isso Impacta o Departamento Financeiro?

Teremos nesta semana a primeira reunião do COPOM sob o comando de Galípolo, e é esperado que um novo aumento da taxa de juros aconteça. A elevação deve ser em 1 ponto percentual, chegando a 13,25%. O mercado espera que estes aumentos continuem ocorrendo nos próximos ciclos, até chegar a algo próximo de 15%.

As elevações da taxa de juros ocorrem em um contexto em que a inflação está acima da expectativa do Banco Central, e é preciso conter o aumento de preços.

Mas a grande pergunta é: como isso impacta o dia a dia do departamento financeiro e das finanças em geral?

Impactos da Elevação da Taxa de Juros

A taxa de juros reflete basicamente a atualização do valor do dinheiro no tempo.

Para investidores, o aumento da taxa de juros é positivo, pois traz mais valor ao mesmo capital de acordo com o período investido. Para endividados, por outro lado, o aumento é negativo, pois a dívida irá aumentar mais rapidamente de acordo com a passagem do tempo (obviamente dependendo dos mecanismos estabelecidos em contrato – pré ou pós fixado, por exemplo).

Para o departamento financeiro, a elevação das taxas de juros têm impactos diferentes de acordo com o perfil de cada companhia.

Enquanto as empresas que investem seu caixa em renda fixa terão rendimentos melhores, as empresas que possuem um endividamento considerável, irão sofrer para conseguir honrar seus compromissos, já que precisarão de um valor maior para (re)pagar suas dívidas.

Importância da Gestão de Recebíveis

Essencial valorizar e maximizar cada ação que contribui para um maior fluxo de caixa de maneira mais rápida e eficiente, pois quanto antes a empresa conseguir pagar suas dívidas, menor será o efeito negativo da taxa de juros elevada sobre o caixa.

É praticamente impossível não pensar na dinâmica e dia a dia de cobranças quando avaliamos este contexto macroeconômico.

“Quem não cobra, não recebe” é um dos ditados que utilizamos frequentemente na Neofin – e todos os nossos clientes concordam com ele.

Além da ação da cobrança propriamente dita, o timing de execução da comunicação certa para a pessoa certa é essencial – afinal, caso o devedor tenha caixa e eu não o cobre, ele certamente irá honrar outros compromissos pendentes que possui no mercado.

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Com o cenário econômico pressionando o aumento da taxa de juros, as empresas enfrentam desafios adicionais na gestão de seus fluxos de caixa e compromissos financeiros. 

É aí que as soluções da Neofin se tornam ainda mais relevantes e estratégicas para o sucesso financeiro das organizações.

1. CRM de Cobrança

Nosso CRM de cobrança centraliza todas as informações dos clientes e históricos de pagamentos em uma única plataforma. A ferramenta permite que a equipe financeira:

  • Acompanhe negociações e tarefas em tempo real;
  • Envie comunicações personalizadas para cada cliente;
  • Atribua responsáveis por cobranças específicas.

Essa centralização otimiza o trabalho da equipe e garante mais controle sobre o processo de gestão de recebíveis.

2. Régua de Cobrança Automatizada e Inteligente

A Neofin se destaca pelo sistema de régua de cobrança automatizada, projetado para atender diferentes perfis de clientes. Com ela, você pode:

  • Configurar cadências específicas para cada cliente (número e frequência de contatos);
  • Utilizar múltiplos canais de comunicação, como WhatsApp, e-mail e SMS;
  • Ajustar o tom das mensagens com base no perfil de pagamento: mensagens amistosas para bons pagadores e mais firmes para clientes com histórico problemático.

Essa personalização aumenta significativamente a taxa de recuperação de valores atrasados, reduzindo a inadimplência de forma eficaz.

3. Protesto e Negativação Digital

Com a facilidade do protesto e negativação digital, sua empresa pode protestar títulos ou negativar clientes de maneira 100% automatizada e sem a burocracia tradicional dos cartórios ou bancos. Benefícios incluem:

  • Flexibilidade para definir regras de protesto diferentes por perfil de cliente;
  • Redução de custos operacionais, já que não cobramos pela retirada de títulos de protesto;
  • Taxa média de recuperação de 50%, trazendo resultados financeiros expressivos.

Tenha visibilidade total através de painéis inteligentes, permitindo que sua equipe acompanhe cada etapa do processo em tempo real.

4. Contas a Receber com Conciliação Automática

Nossa plataforma de contas a receber permite que sua empresa receba pagamentos por diversos meios, como:

  • Pix QR Code;
  • Boleto;
  • Bolepix (mistura de boleto com Pix);
  • Cartão de crédito.

Além disso, a conciliação bancária é realizada automaticamente, garantindo que o controle financeiro seja prático e eficiente. Tudo isso pode ser integrado diretamente ao ERP da sua empresa.

Está pronto para alavancar o caixa da sua empresa? Preencha nosso formulário e agende uma demonstração gratuita. Descubra como as soluções da Neofin podem automatizar o fluxo de cobranças e maximizar a recuperação de valores atrasados.

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