Nos últimos dias, uma notícia vinda dos Estados Unidos chamou a minha atenção: o ex-presidente Donald Trump sinalizou a aplicação de novas tarifas de importação para veículos e autopeças. Embora o Brasil não exporte carros diretamente para os EUA, os efeitos indiretos devem ser sentidos por toda a cadeia automotiva nacional — desde montadoras até fornecedores locais de peças.
Aqui na Neofin, a gente costuma dizer que “quem não cobra, não recebe”.
E mais: quem não se prepara para proteger seu caixa em tempos de instabilidade, corre riscos reais. Afinal, o caixa é o sangue que circula na empresa. Sem ele, decisões estratégicas viram promessas vazias. E não dá pra tomar decisões com base em promessas.
É por isso que criei esse artigo: para mostrar como empresas do setor automotivo — especialmente aquelas que dependem de vendas B2B e exportação — podem usar tecnologia de cobrança inteligente para passar por essa turbulência com mais eficiência, previsibilidade e resultado no caixa.
O impacto das novas tarifas nos EUA sobre o mercado brasileiro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou recentemente que pretende reinstaurar tarifas de importação de 25% sobre carros e autopeças estrangeiros.
Os impactos devem se manifestar em duas frentes. A primeira delas diz respeito ao redirecionamento de excedentes de produção.
Com a nova barreira tarifária dificultando as exportações para o território norte-americano, países como México, Coreia do Sul e Japão — todos grandes fornecedores do mercado dos EUA — podem passar a enxergar o Brasil como um destino alternativo para seus estoques. Em outras palavras: o mercado brasileiro tende a receber um número maior de veículos e peças, pressionando a indústria nacional.
Embora o Brasil possua um acordo de livre comércio com o México desde 2019 — que permite a troca de automóveis e peças sem cotas ou tarifas —, esse movimento de redirecionamento pode afetar o equilíbrio comercial e a competitividade das montadoras e fornecedores locais.
A segunda frente, e talvez a mais sensível, envolve diretamente a cadeia brasileira de autopeças. Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 308 milhões em peças automotivas para os Estados Unidos, segundo a plataforma Statista.
Trata-se do segundo principal destino das exportações brasileiras nesse segmento, atrás apenas da Argentina. Caso Trump leve adiante o plano de taxar também as autopeças, a indústria nacional pode ser duramente atingida.
O Brasil é um grande exportador de autopeças para o mercado norte-americano. Teríamos uma crise dos fornecedores locais instalados aqui.
Entre os possíveis efeitos estão produção ociosa, demissões em massa e até o fechamento de fábricas — num setor já pressionado pela alta de juros, margens apertadas e uma demanda doméstica ainda tímida.
O efeito colateral sobre o fluxo de caixa de fornecedores e montadoras locais pode ser profundo. Em um contexto de menor demanda global e maior concorrência por aqui, atrasos nos pagamentos e inadimplência B2B podem se tornar o novo normal.
Para as empresas que atuam nessa cadeia, o recado é claro: mais do que nunca, será preciso acompanhar de perto o capital de giro, automatizar a gestão de contas a receber e agir rápido diante de qualquer indício de risco.
Como a Neofin pode ajudar empresas do setor automotivo
Crises expõem gargalos. Mas também escancaram oportunidades de fazer diferente — e melhor. No setor automotivo, onde margens são apertadas, prazos são longos e o capital de giro é um recurso vital, contar com ferramentas de cobrança inteligentes deixou de ser um diferencial. É questão de sobrevivência.
É aqui que a Neofin entra.
Com a experiência prática de quem já viveu a complexidade de gerir recebíveis em mais de uma dezena de países, construímos uma plataforma que automatiza, organiza e potencializa a cobrança de ponta a ponta — do primeiro lembrete à negociação mais delicada.
Veja como a Neofin pode ajudar diretamente empresas do setor automotivo a se protegerem em um momento como este:
Automatização de cobranças com régua inteligente
Não existe espaço para amadorismo quando o fluxo de caixa está em risco. Nossa Régua de Cobrança Inteligente permite criar cadências automatizadas de cobrança, com mensagens personalizadas por canal (WhatsApp, e-mail ou SMS), respeitando o perfil e o histórico de cada cliente.
Isso significa menos tempo perdido com tarefas repetitivas — e mais foco em decisões estratégicas.
Segmentação de perfis de clientes
Clientes diferentes exigem abordagens diferentes.
A Neofin permite classificar automaticamente os clientes em categorias como:
- Fieis (que pagam em dia)
- Inadimplentes reincidentes
- Clientes com risco de calote (em alerta)
A partir disso, você define o tom, a frequência e o canal de contato — com muito mais eficiência do que uma régua única para todos.
Renegociação automatizada via portal inteligente
Um dos maiores gargalos do setor B2B é a renegociação. O time de finanças vira psicólogo, advogado e cobrador — tudo ao mesmo tempo.
Nosso Portal de Renegociação Automática resolve isso. O devedor acessa um link, escolhe uma proposta dentro das regras que você definiu e a dívida é renegociada sem qualquer intervenção manual. Resultado: menos atrito, mais agilidade e uma recuperação mais previsível.
Você ganha produtividade sem abrir mão do controle
A instabilidade do mercado automotivo não é uma possibilidade futura — ela já começou a bater à porta. E, como toda crise, ela cobra um preço maior de quem insiste em manter processos manuais, desorganizados e dependentes de planilhas.
Na Neofin, nós acreditamos que o time financeiro deve ser estratégico. E para isso, precisa de ferramentas à altura.
Se você quer entender, de forma prática, como o seu time pode ser 3 vezes mais produtivo e reduzir em até 50% os processos manuais da cobrança, marque agora uma reunião rápida de diagnóstico com nosso time. Vamos te mostrar como isso é possível, com os dados da sua própria operação.
A transformação começa com uma decisão simples: parar de apagar incêndio — e começar a construir inteligência.