Cobrança digital: o que é, canais e como fazer de forma otimizada

O uso da cobrança digital está em alta, especialmente em empresas que já perceberam como a tecnologia pode tornar todos os processos mais rápidos e simples.

Essa é uma ferramenta pela qual empresas podem não apenas automatizar as rotinas do departamento de contas a receber, mas também é uma tática eficaz no controle da inadimplência

Os dados da McKinsey & Company comprovam isso, e demonstram que os clientes lembrados de suas dívidas por meio de canais digitais são melhores pagadores do que aqueles cobrados de outras formas.

Mas como implementar a cobrança digital na empresa? Quais os canais mais eficazes para alcançar os clientes? Qual é o melhor sistema de cobrança?

Não há dúvida de que esse tema levanta diversos pontos de interrogação. Continue lendo para conferir algumas respostas. 

O que é cobrança digital?

A cobrança digital é o processo pelo qual uma empresa envia ou apresenta contas, faturas e comunicações de cobrança aos seus clientes por meio de canais eletrônicos. 

Em vez de enviar os documentos de débito pelos Correios, ou fazer cobranças por telefone, a modalidade utiliza plataformas de cobrança especializadas. 

Essas plataformas organizam os pagamentos e dívidas de cada consumidor, além de controlar o faturamento e centralizar todo o processo de cobrança. 

As cobranças online podem ser feitas por diversos canais, como e-mail, WhatsApp e chatbots de aplicativos. 

Em outras palavras, é um sistema que centraliza e automatiza boa parte do trabalho relacionado às faturas e pagamentos, diminui custos e aumenta o controle sobre essas operações.

Quais são as vantagens de investir em cobrança digital?

tela de celular com confirmação de pagamento

A cobrança online oferece diversos benefícios para as empresas que a adotam. O maior deles é, sem dúvidas, a redução na inadimplência e dos atrasos nos pagamentos. 

Afinal, assim é possível enviar lembretes e notificações de forma mais eficiente e manter controle do recebimento dos contatos – o que nem sempre é possível nos meios tradicionais.

Ainda segundo os dados da McKinsey & Company, é possível alcançar taxas de pagamento de 89% a 92% utilizando canais de cobrança online, como mobile banking e smartphones.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de oferecer uma experiência mais dinâmica e conveniente para os clientes, que podem pagar suas dívidas de forma mais conveniente, sem precisar se deslocar fisicamente. 

Já que as plataformas especializadas em cobrança permitem a automação de tarefas como o envio de boletos e lembretes de pagamento, a automatização do processo de cobrança é mais uma vantagem importante. 

Especialmente porque isso significa a otimização do fluxo de trabalho, liberação de recursos para a equipe financeira além de diminuição de custos operacionais, como logística, impressão e envio de correspondências físicas.

Quais são as formas de cobrança digital?

Outra grande vantagem da cobrança digital, mas que ainda não foi citada, é a flexibilidade. É possível adaptar a cobrança online para diversos canais, e os sistemas de pagamento, como boleto e Pix, facilitam ainda mais o pagamento. 

É claro que cada canal possui características e vantagens próprias, o que permite que a empresa personalize sua estratégia de acordo com o perfil do seu público e as suas necessidades. Conheça alguns deles a seguir: 

WhatsApp

O aplicativo de mensagens mais popular do mundo também serve como um eficiente canal de cobrança. O WhatsApp facilita a comunicação direta com o cliente, permitindo o envio de lembretes, faturas e até links para pagamentos de maneira instantânea e personalizada.

💡Leia também: Como enviar boleto pelo WhatsApp?

Pix

O Pix não é exatamente um canal de cobrança, mas é o meio de pagamento instantâneo mais popular no Brasil, utilizado por mais de 70% da população. Entre outras coisas, é uma forma rápida, prática e segura de receber pagamentos. 

Então, as empresas podem gerar links de pagamento personalizados para cada cobrança e enviar para simplificar ao máximo a experiência de pagamento dos débitos.

SMS

O SMS é um canal direto e com alta taxa de abertura. Embora não seja tão interativo quanto outras opções, é eficaz para enviar lembretes rápidos e avisos de cobrança, especialmente quando outras formas de comunicação não estão disponíveis para o cliente.

E-mail

Os e-mails já não são novidade, mas são meios de comunicação profissionais e confiáveis para enviar faturas detalhadas e instruções de pagamento. 

A grande vantagem é a possibilidade de anexar documentos e fornecer informações mais completas, além de facilitar o arquivo e histórico de comunicações.

Voicebot

Por fim, embora ainda utilize um recurso considerado de cobrança tradicional (ligação de voz), os voicebots realizam chamadas automatizadas para lembrar os clientes de pagamentos pendentes. 

Com o uso de inteligência artificial, esses sistemas são capazes de responder a perguntas e facilitar o processo de quitação de dívidas.

Como fazer uma cobrança digital?

mulher ao lado de notebook e celular na mão

Para realizar uma cobrança online, o primeiro passo é a adoção de um sistema de cobrança online eficiente, que permita automatizar tarefas, gerenciar cobranças e acompanhar o andamento dos pagamentos em tempo real.

Em seguida, é essencial conhecer a fundo o perfil do seu consumidor, entender seus hábitos de consumo, canais de comunicação preferidos e comportamento de pagamento. 

Com base nessas informações, você poderá definir uma régua de cobrança personalizada, com prazos, mensagens e canais adequados para cada tipo de cliente.

Outro passo fundamental é a automatização dos processos e tarefas como envio de lembretes, notificações de atraso, geração de boletos e até mesmo a comunicação com clientes inadimplentes.

Por fim, o monitoramento e análise de taxas de cobrança, tempo médio de pagamento e a satisfação dos clientes é a melhor forma de identificar o sucesso das estratégias adotadas, ou áreas que podem ser aprimoradas.

Qual o melhor sistema de cobrança?

Para garantir o sucesso das cobranças digitais, é preciso buscar uma plataforma especializada, eficiente, moderna e confiável, capaz de atender às suas necessidades e impulsionar seus resultados, certo?.

Pensando nisso, apresentamos a Neofin, um software de inteligência de cobrança que maximiza seus recebimentos e minimiza o tempo gasto com tarefas manuais.

Com a Neofin, você transforma a gestão de cobrança da sua empresa, reduz custos, aumenta a eficiência e impulsiona seus resultados. Experimente a Neofin e descubra uma nova maneira de otimizar seus recebimentos!

Conclusão

Não há dúvidas de que a cobrança digital é uma ferramenta benéfica para as mais diversas organizações. 

Esse sistema não só impulsiona a taxa de pagamentos realizados como também corta os custos associados aos processos de cobrança tradicionais.

Em conclusão, para os gestores e administradores, resta a decisão de adaptar a empresa a essa realidade para conquistar mais eficiência e agilidade na gestão financeira.

Acesse o blog da Neofin e confira outros artigos relacionados!

Compartilhe

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe no WhatsApp!