Foi negativado ou protestado através da Neofin? Veja o que fazer.

CFO Summit: a tecnologia e a área de finanças

Na semana passada tivemos o CFO Summit, um evento exclusivo para líderes de finanças no qual os maiores influenciadores da área falaram sobre temas muito interessantes – entre eles: o avanço das tecnologias, o novo papel estratégico do CFO, a importância de dados e automação de processos e os principais desafios da profissão. Eu e Arthur tivemos a honra de participar representando a Neofin, com um painel sobre “Como as novas tecnologias ajudam o CFO a ter um papel cada vez mais estratégico no negócio”.

Após o evento, parei para refletir sobre o impacto que pode ter para diversos profissionais e empresas – compartilhar experiências, dores, soluções e descobertas no mundo de finanças é essencial para que a área consiga evoluir tecnologicamente e conquistar o reconhecimento que merece e para que as empresas se tornem cada vez mais eficientes. Acredito que ainda temos um gap enorme neste sentido, com poucos eventos e trocas de informações como esta, mas aos poucos estamos evoluindo.

Um dos temas que discutimos e que durante minha carreira como CFO sempre me chamou a atenção, é a quantidade de processos manuais que os departamentos financeiros ainda precisam fazer – especificamente no que diz respeito aos processos de contas a receber e contas a pagar. Tipicamente, as empresas utilizam algum ERP como centralizador dos dados, mas os trabalhos operacionais não param: diversas planilhas de excel com informações específicas que nem sempre se conversam, tempo gasto corrigindo dados que deveriam estar corretos, conciliações e problemas com transações, cobrança manual de clientes que só pagam quando são cobrados, elaboração de relatórios, entre diversas outras tarefas.

Com este volume de demandas operacionais, acaba ficando muito difícil ter um papel mais estratégico, de realmente pensar no negócio, analisar dados e ajudar a empresa a tomar as melhores decisões . O dia a dia acaba sendo apagar incêndios que vêm de todos os lados.

Especificamente na Neofin, estamos muito focados em resolver estes problemas nos fluxos de contas a receber e cobranças, integrando e complementando os ERPs. Acreditamos que os times financeiros têm um papel essencial na transformação tecnológica da área que está por vir e quanto mais estiverem abertos a testar novas plataformas, dar feedbacks e propor melhorias, menos tempo será gasto com tarefas repetitivas e sem valor agregado e maior o impacto que conseguiremos ter nas empresas.

Acredito que temos muito para construir dentro da comunidade de finanças e convido todos os profissionais da área a conhecer a Neofin para trocarmos experiências e construirmos juntos o futuro tecnológico de finanças!

E para quem quiser assistir um pouquinho do que eu e Arthur falamos, segue o link: https://live.cfosummit.me/home/live/648c7e35e22b8700081ea125

Compartilhe

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!